Tagmar: O primeiro RPG Brasileiro
top of page

Tagmar: O primeiro RPG Brasileiro

Atualizado: 10 de ago. de 2020

Vivo até hoje, não só no coração dos fãs, a comunidade oficial de Tagmar continua a produzir conteúdo para o cenário e sistema do RPG. Com um site dedicado a atualizar constantemente o material. Tagma Possui até aplicativo para androide colaborando com mestres e jogadores no desenvolvimento de suas campanhas. E o melhor de tudo, Tagmar é um RPG com conteúdo totalmente gratuito.



Segundo o próprio site


A característica mais importante do Tagmar é que TODO o material desenvolvido é feito por quem o joga. O trabalho de produção é realizado por pessoas espalhadas pelo Brasil que através da Internet desenvolvem os textos de forma voluntária.


O Projeto Tagmar atualmente possui mais de 30 livros para baixar no formato PDF. Há o Manual de Regras (livro principal), o Livro de Criaturas, Livro de Magias, Livro de Ambientação, Livro de Crônicas, várias aventuras prontas, e muitos outros livros de suporte ao sistema e ambientação.

Para baixar os livros de Tagmar RPG, acesse a Página de Downloads.


(trecho retirado do site oficial, tagmar.com.br)


O licenciamento de Tagmar RPG, permite que qualquer pessoa possa imprimir seu conteúdo em gráficas (inclusive o próprio site indica gráficas que fazem esse tipo de trabalho), então se você quer o livro físico é incentivado a baixar o pdf (100% gratuito) e imprimi-lo a preço de custo. Sendo proibida a comercialização do livro (irônico, não acha?).


A história de Tagmar


Tagmar é um RPG brasileiro criado em 1991 com o titulo de "1º RPG Brasileiro".[2] Foi inicialmente publicado pela Editora GSA. Tagmar foi um RPG típico do início dos anos 90, mas trazia uma série de novidades sendo que a principal era ter tudo que um RPG precisava em um único livro; regras, ambientação, magias, criaturas e uma aventura pronta. Na época, os RPGs eram importados e era necessário ter vários livros para jogá-los.



Em 2004, os autores do RPG Tagmar se reuniram e decidiram liberar os direitos comerciais do RPG, desde que não fosse para fins lucrativos. Com esta resolução em mãos, um grupo de pessoas se reuniu e decidiu criar uma nova versão do Tagmar. Nascia assim o Projeto Tagmar. Criados/evoluídos através de trabalho voluntário e utilizam uma licença especial na qual todo material gerado é de licença aberta.


Após um ano de trabalho, em 2005 foi lançado o Tagmar 2.0 através do novo site oficial do Tagmar. Esta nova versão tinha como principal ênfase a atualização das regras. Em 2006, Tagmar deixou de ser restrito ao sistema próprio e o cenário passou a ser adaptado também para outros sistemas.


Atualmente, Tagmar continua sendo desenvolvido pelo Projeto Tagmar e conta com mais de 30 livros lançados que podem ser baixados gratuitamente do seu site oficial.


(Trecho adaptado da Winkipedia em set de 2019, pt.wikipedia.org/wiki/Tagmar)


O cenário de Tagmar: Um mundo de titãs, demônios e deuses.

A história de Tagma é contada em 3 ciclos. Que dividem e definem o enredo do cenário de Tagmar.


O primeiro ciclo: "Tempo das Névoas”

Conhecido por esse nome, por ser tão antigo que ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Havia apenas o império do caos governado pelos demônios e titãs primordiais. Deles nasceram os dragões e os deuses de Tagmar. Não concordando com o governo de caos, os deuses criaram os titãs segundos, nascidos a partir deles e dos demônios. Na batalha contra o caos, os titãs primordiais foram derrotados e a partir de suas essências o céu, a terra e todos os seres surgiram.


O Segundo Ciclo: "O Tempo dos Filhos"

Depois da era da criação, os deuses partiram, mas deixaram para os seres um dom precioso: a capacidade de aprender sobre magia e como o mundo funcionava. Cidades de raro esplendor e glória foram erguidas, até que a ganância e fome de poder causaram embates sangrentos que envolveram magias e poderes nunca vistos. Decepcionados com a ganância e falta de fé dos seres, os deuses então criaram o Cataclismo, um grande terremoto que destruiu continentes inteiros.


Terceiro Ciclo: "Tempo das Mentiras Infernais"

Em meio a instabilidade no continente após o Cataclismo, nasceu a Seita, um culto pagão que reverenciava as criaturas infernais, a Seita conseguiu muitos adeptos trazendo a presença infernal para o continente. Alguns reinos chegaram a ser completamente subjugados pelas legiões de demônios.



Os deuses interferiram por meio de um homem conhecido como o Mais Sábio, ele guiou os exércitos, uniu os povos e comandou a vitória sobre os príncipes infernais. Alguns eruditos e magos afirmam que a aparente vitória sobre a Seita não passa de uma fraude, pois quando o Mais Sábio deu seu ultimo suspiro, a intriga e a ganancia voltaram ao mundo de Tagmar. Hoje muitos aguardam, com grande apreensão, o ressurgimento das hostes demoníacas.


Visite o site de Tagmar, o primeiro RPG brasileiro e baixe todo material gratuitamente.

601 visualizações0 comentário
bottom of page