top of page

Terror cósmico em suas campanhas: análise do Guia de campo de Petersen para horrores Lovecraftianos

Se você é um estudante do oculto ou das terras oníricas e está em busca de um guia para estudar os diversos tipos de criaturas que seus jogadores podem vir a encontrar e enlouquecer por conta delas, o Guia de Campo de Petersen é perfeito para você.



O Guia de Campo de Petersen é um guia que conta com várias criaturas dos mitos de Cthulhu, para que você possa usá-las em suas campanhas, tendo foco no sistema de Call of Cthulhu. No entanto, independente do sistema que esteja sendo usado, este guia servirá para sua campanha caso esteja considerando incluir um tema de mistério e horror cósmico.



Além de tudo, o guia possui ilustrações de cada criatura, com um diagrama de sua movimentação e informações sobre seu habitat, costumes e um comparativo de seu tamanho com um humano médio padrão.


Este Guia é dividido em duas partes: os monstros do Mythos e as criaturas das terras Oníricas. Na primeira parte, o explorador terá uma visão geral dos monstros que mais aparecem em nosso plano material, as criaturas lovecraftianas que mais têm contato com os humanos, como é o caso do vampiro estelar mostrado na imagem acima.



Já nas criaturas oníricas, o guia mostra uma visão dos monstros e criaturas que estão além da barreira do plano material e se encontram no mundo dos sonhos, onde os sacerdotes Nasht e Kaman-Thah são os responsáveis por aceitar os sonhadores iniciantes a explorar as terras oníricas.



Nasht é descrito como um homem idoso de barba branca e olhos brilhantes já Kaman-tah possui uma aparência celestial com tentáculos em sua boca, ambos responsáveis por conduzir aqueles que estão adentrando ao mundo dos sonhos pela primeira vez(também chamados de sonhadores iniciantes) como guias.


A emoção mais forte e mais antiga da humanindade é o medo, e o mais antigo e mais poderoso tipo de medo é o medo do desconhecido. - H. P. Lovecraft

O livro é extremamente útil para caso para suas campanhas de terror cósmico e mesmo que as criaturas não possuam uma ficha, isso se provara uma grande ajuda ao invés de um empecilho, pois a ideia dessas criaturas não é que sejam uma criatura que seu grupo tera que derrotar, mas sim, conceitos e momentos onde você como mestre poderá incutir o horror quase como que se esse estivesse rodeando os personagens, espreitando eles apenas esperando um passo em falso de algum deles para que possa rastejar pelas entranhas do subconsciente dos personagens.



Imagine uma cena onde algum dos jogadores decide entrar em uma lagoa que possui um cheiro forte, alga marinha e ovas de girino e o ambiente esta muito escuro, o jogador diz que seu personagem está com uma tocha ou alguma fonte de luz e ele consegue ver um vulto dentro da água que se move de forma ritimica e lembra a figura de um humano, mas com guelras entre os dedos das mãos e dos pes. E este é apenas um exemplo de como você pode usar um Abissal.


Caso você tenha se interessado no estudo das criaturas preternaturais, você pode encontrá-lo no próprio site da "Lançando Dados": O Guia de Campo de S. Petersen para Horrores Lovecraftianos.





32 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page