“Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha de volta para você” - Friedrich Nietzsche
O espaço infinito guarda muitas riquezas: planetas desconhecidos escondem matérias primas de diversos tipos, alguns até capazes de sustentar uma colônia humana, porém o poder e os recursos para desbravar o desconhecido encontra-se nas mãos de grandes corporações que controlam o espaço, sejam grupos privados ou estatais, nada acontece no vazio sem o conhecimento dessas organizações, então, não seja tolo, se você alcançou o espaço, quem realmente vai lucrar com isso não é você.
Esse é o sentimento que o cenário político de Alien RPG entrega para os jogadores, nós somos apenas um pequena peça na engrenagem das grandes corporações, e sobre essa coleira desbravamos o espaço.
Você deve estar se perguntando, então o que conseguimos no final? Eu respondo, PÂNICO! Ma melhor das hipóteses você está morto.
Mas não fique triste, é sobre esse sentimento de horror que se fundamenta Alien RPG. Com a premissa de ser um jogo de horror espacial, ele faz bem o seu trabalho, criando camadas narrativas integradas a recursos mecânicos que geram por si só uma tensão em cada rolagem dos dados, fazendo que cada teste crie um drama narrativo de grande imersão dos jogadores.
A ferramenta de horror é o dado de estresse, um dado especial que complementa o conjunto de regras baseado no sistema Ano Zero (Year Zero da Fria Ligan) advindo do jogo Mutant: Ano Zero, sua função é aumentar as chances de você alcançar seus objetivos por estar se esforçando mais na sua tentativa, o que vai lhe deixar estressado (daí o nome), e com isso criando a chance de você perder o controle, e pirar de uma vez.
E a ferramenta espacial vem diretamente do universo expandido de Alien criado por Ridley Scott, onde os perigos do espaço e das criaturas que nele habitam podem, a qualquer momento, tirar sua vida ou ainda pior, sua sanidade.
Complementando o cenário, as grandes corporações criam um plano de fundo de intrigas e manipulação, colocando todos como peões nos esquemas de grandes conglomerados.
Visando atender uma demanda de jogadores maior, o jogo foi dividido em dois modos, o modo cinematográfico e o modo Campanha.
No modo Cinematográfico, o foco é todo em simular a experiência dos filmes Alien, com aventuras curtas e totalmente voltada para paranoia, suspense e o horror, que duram uma ou duas sessões de jogo.
Já o modo Campanha segue a linha de aventura, com toques de horror claro, onde o grupo vai explorar o espaço, tendo que lidar com criaturas diversas e as maquinações das empresas, tentando sobreviver e, quem sabe, lucrar alguma coisa após enfrentar todo esse risco. Jogos neste modo duram várias sessões sem um tempo limite e com grande desenvolvimento dos personagens.
O primeiro capítulo traz uma introdução do cenário e suas nuances, e algumas características do jogo de modo resumido.
Criação de Personagem
Durante a criação de personagens no capítulo dois, os jogadores, normalmente no modo campanha, terão que escolher uma carreira, atributos, habilidades, talento, definir o nível de estresse (normalmente iniciando em zero), vitalidade, meta pessoal, camarada, rival e os equipamentos.
As carreiras representam o histórico profissional do personagem, possuem um grupo de habilidades e um atributo principal, e fornecem um talento inicial. Elas são bem estereotipadas para facilitar a escolha, mas deixa bastante espaço para a criatividade dos jogadores, com algumas opções de talentos.
Os atributos representam suas características físicas e mentais, são investidos 14 pontos, variando de 2 a 4, podendo chegar a 5 no atributo chave da carreira. Personagens sintéticos (androides) recebem +3 em dois atributos a escolha podendo chegar a 8.
As habilidades representam grupos de conhecimentos gerais e aptidões, o jogador distribui inicialmente 10 pontos, podendo colocar até 3 pontos nas habilidades listadas pela carreira e até 1 ponto nas demais habilidades. Elas são melhor detalhadas no capítulo três, precedidas por uma explicação da mecânica de rolagem de dados.
Os talentos são truques, movimentos e habilidades especiais que seu personagem possui, todos começam com 1 talento dos listados na carreira. A lista de talentos e seus detalhes se encontram no capítulo 4 organizados por carreira.
O estresse é uma característica e cresce durante o jogo, iniciando em zero e representa os perigos e benefícios do aumento da tensão psicológica do seu personagem, podendo lhe ajudar ou prejudicar.
A vitalidade representa sua saúde, a capacidade de aguentar ferimentos e o outras dificuldades físicas, seu valor inicial é igual a seu atributo força.
A meta pessoal, que é um recurso para conseguir pontos de experiência extra durante o final de cada sessão de jogo, podendo ser escolhida da lista fornecida por sua carreira ou criar uma meta própria.
Você deve escolher dentre os outros personagens, um rival e um camarada que servem para gerar situações narrativas interessantes e para garantir pontos de experiência.
Os equipamentos dão os toques finais para que você sobreviva no espaço, suas opções são indicadas por sua carreira.
O livro segue com suas regras de combate e pânico no capítulo 5 e um grande compêndio de informações sobre equipamentos no capítulo 6.
O capítulo 7 explica as nuances específicas do cenário e suas mecânicas, como o espaço, suas estações e planetas, as diversas organizações, leis, as naves e o combate espacial.
A mãe do jogo e recursos para mestres
A mãe do jogo e recursos para mestres
logo em seguida o capítulo 8 é sobre a mãe do jogo, que é o nome escolhido para o narrador, discorrendo sobre os princípios do jogo, aplicações e conselhos sobre os temas foco do jogo, que são horror espacial, ação de ficção científica e sentido de encantamento. Aprofundando como usar o estresse e o horror, personagens não jogadores, e as estruturas dos jogos cinematográficos e jogos de campanha.
O capítulo 9 centra em detalhar os governos e as corporações, detalhando suas áreas de atuação, interesses e relações umas com as outra e alguns nomes importantes de cada grupo.
O espaço é melhor detalhado no décimo capítulo, aprofundado suas regiões e biodiversidade de alguns planetas, lembrando que é apenas o espaço mapeado, ficando livre a criação de locais no além.
Os antagonistas povoam a parte 11 do livro, mostrando os famosos xenomorfos dos clássicos, os Neomorfos de Prometheus, e algumas criaturas novas como o Enxame, que são insetos tipo gafanhotos que devastam os planetas que habitam, as Ceiferas, criaturas de 6 metros que vivem no subsolo e emergem para a superfície e se alimentam de tudo com sua boca trituradora, os vermes-leão, invertebrado muito violento e carnívoro, é o maior predador do planeta Zagreus, e os Escorpionídeos Tanakanos, exímios nadadores e violentos se atacados, medem em torno de 2 metros, suas pinças podem desmembrar e seu ferrão pode injetar veneno suficiente para matar um humano rapidamente. Para complementar os terrores já conhecidos, com todas as suas características, modo de atuação, suas diversas formas, e claro as regras e estratégias de combate, para garantir que o narrador não deixe nenhum jogador escapar.
O capítulo 12 aprofunda o modo campanha, com vários detalhes e dicas para a mãe do jogo estruturar suas ideias e criar uma boa experiência de jogo, criação de sistemas estelares, e alguns geradores automáticos, como de sistemas planetários e trabalhos para os jogadores. O capítulo finaliza com detalhes da estação espacial Novgorod.
O capítulo final traz uma aventura pronta que ocorre na colônia já conhecida de Hadley’s Hope, cenário onde ocorre o 2 filme da franquia, sua trama se passa momentos antes do ataque dos xenomorfos.
Considerações finais
Sem sombras de dúvidas, essa adaptação de um universo tão complexo e divertido de horror espacial atendeu todas as minhas expectativas, como fã da franquia e amante do estilo de horror, recomendo a cada jogador que curta sentir um friozinho na barriga e um pouco de ansiedade por não saber de onde a morte espreita, que fiquem atento para o lançamento do livro pela New Order, o material está com a qualidade gráfica a altura do cenário e do padrão da Fria Ligan, acompanhem a lançando nas redes sociais para ficarem sabendo da data de lançamento do livro.
Se você tiver interesse em jogar uma aventura cinematográfica de Alien RPG e outros jogos de diversos estilos e mecânicas, entra em nossa comunidade no Discord é só clicar aqui, e aproveita as diversas mesas e narradores a disposição.
Alien chegará no Brasil pela New Order Editora
Abraço e até breve…
... Se nenhum xenomorfo nos pegar!
Comments