Uma arma é qualquer objeto que possa ser ser utilizado para atacar ou ameaçar um ser. Por definição, qualquer coisa pode ser uma arma, mas isso não quer dizer que seu proposito original seja esse. Uma faca de cozinha é diferente de uma espada, o primeiro foi desenvolvido para cortar legumes ou carne, não para ferir pessoas, por tanto é uma ferramento, um utensilio doméstico. Já a espada, é uma ferramenta criada para o combate e por isso recebe o nome de arma.
Em resumo, armas causam dano (foram criadas para isso), em jogo irão possuir o descritor "Dano" que é definido geralmente pela seu tamanho e por vezes o seu peso. Itens que não possuem o descritor "dano" não são armas e caso sejam usadas para causar dano, aplique uma desvantagem.
"Instrumento, mecanismo, aparelho ou substância especialmente preparados, ou adaptados, para proporcionar vantagem no ataque e na defesa em uma luta, batalha ou guerra" Definição de arma segundo o dicionario Aurélio
Assim como qualquer ferramenta, as armas foram desenvolvidas nos mais variados tamanhos e formatos e cada uma possui suas próprias características, temos armas de corte, armas perfurantes, armas de dano contundente. Em sua mesa, explore essa diversidade, ainda mais num mundo fantasia, você não precisa ficar preso a espada do guerreiro ou o machado do bárbaro. Danos incomuns também são muito bem-vindos, fogo, gelo, eletricidade são apenas algumas ideias, mas existe substâncias acidas ou com outras propriedades químicas, dano sônico ou visual e por ai vai.
Nem tudo precisa ser mágico. É Interessante usar as características extras provenientes de cada arma, como uma alabarda ou lança que pode ser usada para manter os inimigos a distância. Criar estratégias pode ser crucial em um combate, criando vantagens contra criaturas mais fortes. A espada medieval ganha destaque por ser uma arma que perfura armadura, mas algumas flechas de ponta simples metálica também conseguem esse feito, assim como lanças. Em períodos antigos na história da humanidade, foram criadas uma enorme variação de armas, com muitas opções, numa verdadeira corrida armamentista, onde cada exército desejava causar mais dano e em contra partida criava-se formas de evitar que seu lado sofresse baixas.
Somando características e maximizando efeitos.
Aproveitando que falamos em lança (e o nome da Pagina é Lançando Dados) vamos aproveitar esse mesmo exemplo, somando uma lança a um ataque montado (cavaleiro e cavalo). A lança possui uma haste longa, adicionando o peso de um cavalo em movimento, a arma facilmente atravessa a proteção mais solida que um inimigo possa vir carregar, isso inclui escudos reforçados, o metal da armadura e por fim a carne do alvo. A própria lança pode quebrar no processo, o cavaleiro inimigo pode ser derrubado e uma pedaço da arma ainda ficar preso no ferimento. As vezes simples adições a seus ataques costumam deixar as coisas bem mais interessantes.
Armas podem ser mais interessantes se você permitir, não fique preso a tabelas e deixe a liberdade fluir, tanto na construção ou escolha de armas, quanto em seu uso. Imagine uma maquina dinossauro gigante de armadura metálica, o que lhe confere proteção contra armas de corte. É claro que o guerreiro pode perfurar essa armadura com sua espada, causando dano na criatura, mas não me parece ser a opção mais inteligente. Talvez quebrar a armadura do monstro seja o mais experto a se fazer, princialmente com ataques feitos a distancia, e apenas uma arma destrutiva faria isso, como um machado ou martelo de guerra. Quem sabe um arco com uma flecha diferenciada, especifica para a missão? Ou congelar a criatura, reduzindo seus movimentos.
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👏👏👏👏 li uma grafic novel do George R. R. Martin esse fim de semana onde ele valoriza bastante as lanças, o nome é O Cavaleiro Andante! Muito legal essa matéria, realmente temos acesso a materiais incríveis que nós proporcionam muitas possibilidades ❤!