1 O que é o Notion?
O Notion é uma ferramenta de organização e distribuição de tarefas excelente para melhorar a sua organização e produtividade, seja para uso pessoal ou até mesmo profissional, mas, além de tudo isso, é uma ferramenta poderosa para RPGistas de todos os tipos de sistemas.
Quando falamos de montar uma campanha longa que pode durar até mesmo anos é normal que se precise ter um certo nível de organização com seus materiais e o Notion oferece uma gama de recursos para ser um mestre cada vez mais organizado, nele você pode criar bancos de dados para armazenar seus itens mágicos, NPCs, monstros e até mesmo personagens, e linka-los como se fossem uma página de internet entre si fazendo um sistema onde todas as suas informações possam estar interligadas.
2 Como Usar O Notion Sendo Jogador?
Se você é um jogador e não gosta de usar aquelas fichas editáveis em pdf você pode usar o próprio Notion como uma ficha como mostra no exemplo uma página do Notion sendo usada como ficha de Dungeons And Dragons 5.º edição.
Neste template do Notion vemos uma página onde é possível conferir as informações básicas e especiais de um personagem como seus atributos, modificadores e até pericias, agrupados em colunas e acima vemos links de outras páginas ligadas a esta.
O template pode fazer mais algumas anotações de suas condições, traços de raça ou de classe seu, e até mesmo seu inventário e grimório caso este seja um conjurador.
3 Como usar O Notion sendo Mestre?
Se você é um mestre, o Notion pode se tornar um grande aliado para preparar sua mesa de one-shot e principalmente sua campanha longa, você pode criar uma pagina principal para organizar seus principais elementos como os locais do seu mundo, seus NPCs, etc...
Existem várias formas de "mestrar", mais uma que tem particularmente funcionado bastante nas minhas messas é o método do Michael E. Shea que tem um livro chamado: The Lazy Dungeon Master, que explica sobre um método mais conciso onde você pode criar suas aventuras de maneira mais rápida, mas sem perder a eficiência.
O método do mestre preguiçoso diz que você pode criar notas sobre alguns dos pontos da sua aventura de forma mais tranquila sem dar tantos detalhes, mas o mais importante de tudo é criar algumas perguntas importantes como, por exemplo:
como posso definir minha campanha em uma frase?
quais são os vilões principais do meu mundo?
quais são seis verdades sobre a minha história?
qual o tema Central da minha campanha?
Estes itens serão seu norte e a partir deles você poderá desenvolver melhor seu mundo e principalmente sua força matriz que move toda sua história.
E no Notion você pode aplicar esses princípios criando um banco de dados central e categorizando ele para páginas especificas, onde em uma delas você vai estar deixando apenas seus NPCs, locais da campanha ou seus monstros. Com isso, você tera um ambiente central onde estará todo seu mundo e conseguirá localizar as partes que você desejar por tags que você mesmo pode criar.
com isso deixo aqui um link para o Template do The Lazy Dungeon Master no Notion e um para ser uma Ficha de D&D para você dar uma olhada e experimentar a feramenta por si mesmo
Templates do Notion
Excelente, explicação muito bem detalhada!