Já ouviu falar de um RPG nacional, com cenário brasileiro e totalmente cooperativo? A Fundação Triunfo vem para mostrar que mesmo quando estamos sozinhos e solitários, ainda há esperança e uma luz no final do túnel.
Já parou para pensar que existem poucos RPGs que trazem o Brasil como cenário? Tive o imenso prazer de jogar Fundação Triunfo com o criador do sistema: Tchelo Andrade, além de ser um ótimo mestre, também trás consigo o propósito de ensinar RPG para os jovens, acho maravilhosa essa atitude. O sistema teve seu financiamento coletivo bem sucedido em dezembro de 2019, com uma linguagem simples que permite a compreensão das pessoas de todas as idades, sendo um jogo que potencializa indivíduos e traz três pilares bem significativos: criar elos, encorajar momentos e inspirar pessoas.
Quando Tchelo Andrade começa a trabalhar na Fundação Casa, nota se a situação em que aquelas crianças/adolescentes se encontram, em meio a violência, carência e sem estimulo a criatividade e o sonhar. Então a iniciativa Fundação Triunfo nasce da ideia de trazer aqueles jovens o permitir de sonhar e ver que a violência não é a única solução a ser seguida.
O Cenário
Os personagens são todos órfãos por conta de um passado doloroso e foram acolhidos pela instituição Fundação Triunfo. Quando completam 18 anos, eles decidem ir embora ou ficar e se tornar um voluntário, que nesse caso é quando os jogadores, chamados de voluntários, entram. Neste cenário, o Brasil está mergulhado na violência, por conta do mal desconhecido, uma força incapaz de ser vista, mas com o poder de corromper pessoas, fazendo com que cometam crimes terríveis ou mesmo causem intrigas. Então surge a Fundação Triunfo para combater esse mal, mas para isso é preciso desvendá-lo. Assim, os jogadores passam a explorar e investigar em cada canto, em cada cantiga, cavernas, histórias sobre Pindorama, uma civilização antiga que tinha conhecimento sobre o mal desconhecido e por algum motivo essa civilização não existe mais e o que resta são artefatos e mistérios espalhados pelo Brasil, que podem trazer respostas sobre o desconhecido.
Lutar contra arcontes, descobrir mistérios que nosso país esconde, e principalmente, conhecer a cultura e história do brasil através do sistema, visitando lugares, patrimônios culturais, unidades de conservação, é um grande fator que enriquece o jogador. Além de trazer maior imersão para dentro do jogo, o jogador se sente representado e acolhido, além de saber mais sobre a nossa história na minha opinião como jogadora e mestra.
Os Arquétipos
São disponíveis 6 Arquétipos para o voluntário escolher e jogar, cada um com suas habilidades únicas:
Sublime: Possui uma aparência encantadora, totalmente carismática e com charme, consegue resolver tudo na diplomacia de forma educada e gentil.
Destemido: Possui uma força física bastante considerável e habilidades em artes marciais, é aquele que sempre vai se colocar à frente para proteger seus amigos.
Operador: Tecnologias é com ele mesmo. Um verdadeiro hacker, que usa suas habilidades tecnológicas para resolver qualquer problema e buscar informações. Possui drones e rastreadores.
Silencioso: Possui sentidos muito aguçados, e por isso consegue rastrear qualquer pessoa. Seus instintos de sobrevivência não o deixam nada passar despercebido.
Mentalista: O próprio trambiqueiro. Sempre tem uma carta na manga ou uma ferramenta se precisar, sabe imitar qualquer pessoa e é ótimo em disfarces.
Tolo: Quer ajudar todo mundo mas sempre acaba atrapalhando, mesmo assim é o que mais acredita nos seus amigos e na esperança. Este arquétipo possui uma conexão com o cosmoconsciente e por isso consegue sentir a presença do mal desconhecido antes dos outros.
A Fundação Triunfo é um jogo que me faz lembrar que não estou sozinha, sempre tem alguém para me encorajar de volta quando precisar, imaginando e acreditando no meu potencial como pessoa. O Brasil é rico em cultura e existem outras formas de resolver conflitos sem usar a violência e quando nos unimos, ficamos mais fortes. Não posso negar que conheci pessoas maravilhosas e a comunidade da FT (Fundação Triunfo) está crescendo cada vez mais, não só por ser um jogo de RPG, mas pelo motivo que todos ali presentes compartilham sonhos de um mundo melhor. Um mundo que pode se transformar apenas com o ato de empatia com o próximo e com o meio ambiente. Caro leitor, venha jogar e fazer parte da iniciativa Fundação Triunfo.
Link do material gratuito e do catarse da expansão da Fundação Triunfo
Site da Fundação Triunfo
Link do Financiamento Coletivo de Relíquias e Mistérios
Comments