top of page

Dungeons & Dragons Retorna ao Brasil com Traduções Oficiais

Depois de mais de um ano de edições importadas e traduções não-oficiais, Dungeons & Dragons (D&D) vai voltar ao Brasil com livros oficialmente traduzidos para o português! Em parceria com a Wizards of the Coast, a Editora Galápagos anunciou hoje que será a responsável por publicar as edições localizadas do DnD 2024.


    Arte de Capa do Livro do Jogador de Dungeons & Dragons, ilustrada por Tyler Jacobson.
Arte de Capa do Livro do Jogador de Dungeons & Dragons, ilustrada por Tyler Jacobson.

Em 2024, a Wizards of the Coast anunciou o fim das publicações oficiais de Dungeons & Dragons em português, deixando a comunidade brasileira de RPG frustrada e desamparada. Agora, em julho de 2025, a notícia da volta de D&D ao Brasil surge como um recomeço – mas será que os fãs estão dispostos a confiar novamente no gigante dos RPGs?



O Dragão sai da Masmorra


A noticia inicialmente chegou por email para lojas que compram e revendem itens da Galapagos (Asmodee), como a nossa querida Lançando Dados, e posteriormente em um vídeo postado no Instagram da @mundoGalapagos, onde Adé, diretor de marketing e estratégia da Galápagos (agora parte do grupo Asmodee), revelou os primeiros detalhes sobre o retorno oficial de Dungeons & Dragons ao Brasil.


No inicio de 2024 a Wizard Anunciou a saída do D&D do Brasil, alegando baixa nas vendas, apesar do crescimento constante do D&D, mas nos bastidores uma serie de polemicas acontecia.

Depois do fracasso da Wizards em 2024 (com traduções polêmicas, preços altos e abandono do mercado), a nova estratégia parece aprender com os erros: produção nacional, custos otimizados e foco em acessibilidade. Mas o caminho ainda é longo e cheio de perguntas.


Como Funcionará a Nova Parceria?


O modelo anunciado é diferente do passado: Wizards of the Coast fica responsável pelo licenciamento e localização (tradução do conteúdo), enquanto a Asmodee/Galápagos cuida da produção física, distribuição e marketing no Brasil.


Personagens de Caverna do Dragão em Ilustração de D&D
A Wizards apelas para a nostalgia no novo Dungeons & Dragons

Esse modelo nos trás algumas vantagens. Com uma produção nacional, teremos um preço localizado para o mercado Brasileiro, que apesar de não termos um informação concreta, podemos especular valores com bases em títulos ja publicados pela editora, em parceria semelhante, como é o caso de "Vampiro: A Máscara" e outros títulos do Mundo das Trevas


Vampiro: A Máscara - 5ª Edição em Português
Comprar

Mas tambem teremos algumas desvantagens, porque nem tudo são acertos críticos. Já é uma certeza que não serão lançamentos simultâneos, pois há a localização que precisa ser enviada pela Wizard para que a Asmodee faça a produção nacionalmente.


E quando poderemos Invadir masmorras e matar dragões em português brasileiro?


Já foi confirmado que teremos a publicação da dos três livros Básicos, composta pelo Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros, mas o primeiro livro deve sair apenas em 2026.


Dragão Dourado de D&D, por Josh Hermam
Josh Hermam, diretor de arte da Wizards of the Coast trás um visual deslumbrante do Dragão Dourado de D&D

Ainda é muito cedo para falarmos sobre a tradução de suplementos do novo D&D, em meio a tantas polemicas. Há uma boa recepção do D&D no país de origem, o livros realmente é uma melhoria da 5E, mas os fãs brasileiros estão ressentidos com com a Wizards, e frente aos últimos acontecimentos globais, há um incentivo para o consumo de produtos nacionais e até mesmo locais.


O Brasil passa por uma guerra tarifaria imposta por Trump (atual presidente dos Estados Unidos), na tentativa de sabotar a soberania nacional, o que me leva a procurar por mais RPGs Brasileiros e da minha Região.

Frente a todo esse cenário, esse ancião dracônico tem desafios épicos para restabelecer seu território no Brasil. Já há traduções (não oficiais) do livro básico disponibilizada gratuitamente na internet, por grupos como os Heróis Anônimos, assim como outros jogos que dominam a atual cenários de RPG no Brasil como Tormenta, sendo um concorrente nacional.


Arte de Capa do Livro do Mestre de D&D.
Arte de Capa do Livro do Mestre de D&D. Espera... Aquele é o vingador!

Além de uma serie de lançamentos que estão rivalizando com D&D ja em seu território nativo, como é o caso de Chamado de Cthulhu, Pathfinder e Daggerheart.


Livro do Jogador - Pathfinder Remaster
Comprar

A morte do Dragão tambem abriu espaço para que os RPGs independentes brilhassem mais uma vez como é o caso de Cangaço Trevoso e Nessus RPG, ambos produzidos por Nordestinos, e tambem Kalymba e Sacramento que são produções autenticamente Brasileiros.


Cangaço Trevoso
Comprar

Boardgame de D&D e Magic the Gathering

Apesar de levar o titulo de D&D, os boardgames são um acordo a parte, já tendo sido, inclusive, licenciados para outras empresas (algumas a quais a Asmodeee tem publicações) e será uma conversa diretamente com essas empresas para a localização desses produtos.


Um pouquinho do Livro do Jogador do Novo Dungeons & Dragons
Um pouquinho do Livro do Jogador do Novo Dungeons & Dragons

A wizard tambem publica magic the gathering e esse é um dos títulos da editora que saiu do brasil junto com dnd, mas a volta de uma franquia também não tem relação com a outra, mas tenho esperanças de que novas conversas sejam iniciadas na tentativa de traduzir Magic para o português também.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page