A comunidade de fãs de RPG foi surpreendida recentemente com o anúncio da Wizards of the Coast, empresa responsável pelo Dungeons & Dragons (D&D), informando que o jogo não será mais publicado em português. Essa decisão foi comunicada oficialmente no site da Wizards of the Coast, onde a empresa explicou os motivos por trás dessa mudança.
Segundo o comunicado, a decisão de interromper a publicação do D&D em português se deve a uma combinação de custos crescentes e mudanças na procura global pelo produto. Apesar dos esforços para tornar o jogo acessível a um público diversificado, as vendas de produtos em língua portuguesa não acompanharam o aumento dos custos de produção.
O encerramento da publicação em português está previsto para ocorrer ainda este ano, após o lançamento dos três últimos livros planejados: "Tesouro dos Dragões de Fizban", "Jornadas pela Cidadela Radiante" e "Dragonlance: Sombra da Rainha Dragão". Após esse período, a Wizards of the Coast continuará a lançar produtos de D&D apenas em inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol.
O anúncio foi feito em comunicado no site oficial, em que a Wizards of the Coast afirma:
Dungeons & Dragons é um jogo global que nos esforçamos para tornar o mais acessível possível ao nosso amplo e variado público. No entanto, também tivemos de enfrentar custos crescentes e mudanças na procura global, mesmo enquanto o D&D continua a crescer. As vendas de produtos em língua portuguesa não acompanharam o aumento dos custos em geral, o que significa que estamos a tomar a difícil decisão de interromper o produto português ainda este ano,
Além disso, a comunidade recebeu outra notícia decepcionante pouco antes desse anúncio. A Wizards of the Coast também revelou que não produzirá mais cartas de Magic: The Gathering em português, citando um maior interesse nas cartas em inglês como um dos motivos para essa decisão.
Apesar da nota, todo o processo de lançamento de D&D no Brasil foi marcado por atrasos e controvérsias, levando a uma experiência tumultuada para os fãs brasileiros que esperaram por anos pela tradução oficial do RPG, que chegou com enfrentando problemas de tradução e regionalização, e recentemente uma alta exorbitante nos preços agravaram todo o cenário de D&D no Brasil. Isso sem contar o direcionamento da empresa na polemica da OGL.
A noticia ainda assim é triste, pois afetara significativamente comunidade de jogadores no Brasil, mas com o vácuo de poder deixado pelo gigante dragão ancião, essa pode ser uma grande oportunidade para outras editoras e RPGs crescerem, além de lançamento de jogos independentes (O Brasil tem jogos incríveis) que podem conquistar e dividir parte desse espaço.
Ficamos no aguardo de mais informações sobre como essas mudanças afetarão o mercado.
Fonte: Wizards of the Coast
Commentaires