top of page

Dungeons & Dragons 5° edição - Finalmente em português

Atualizado: 6 de fev. de 2020

Depois de uma treta maligna que fez com que o lançamento de DnD 5e atrasasse apenas alguns longos anos aqui no brasil, o RPG mais famoso do mundo chega nas terras dos tupiniquins traduzido pela Editora Galápagos Jogos


Gigante de Fogo vestindo couraça de dragão branco DnD

Dugeons & Dragons foi o primeiro RPG do mundo, abrindo portas para esse tão amado hobbie. Hoje temos muitos outros sistemas e cenários, mas DnD continua ocupando o o primeiro lugar no coração de muitos lançadores de dados.


Tudo começou quando Gary Gygax e Dave Arneson, começaram a questionar alguns limites que existentes nas regras de wargames (jogos de guerra), ao invés de controlarem tropas inteiras eles queriam mais: queriam controlar cada personagem separadamente. Algo ao estilo "o meu melhor homem contra o seu melhor homem". ¹



As regras do jogo não incluíam a interpretação dos personagens individuais, ai a sementinha do RPG foi plantada na mente dos dois e... Em 1974 Gygax e Arneson brilhantemente iniciaram suas contribuições para o RPG, e nos trouxeram o tão conhecido Dugeon & Dragons.


O jogo foi tão bom que logo ganhou uma versão avançada (que virou uma especie de segunda edição) e posteriormente em 2000 a terceira edição (com uma edição 3.5 que apenas corrigia alguns erros e fazia pequenas melhorias), essa meus amigos, foi com toda certeza um dos maiores marcos do RPG desde a sua criação, pois DnD Trazia a Open Game License, que permitia que outros autores/editoras usassem as regras do sistema d20 (sistema de regras de DnD) e usa-lo em seus próprios cenários.


Livros de Dungeons & Dragons Edição 3.5

Então sim, você poderia criar e publicar seus próprios mundos medievais fantásticos usando regras de um sistema já consagrado. Você ainda poderia fazer mais, você pode criar um RPG de super Heróis no mundo moderno (como é o caso de mutantes e malfeitores) e o que mais você quisesse.


Mas então, veio a famigerada 4 edição (2018). Com a alta dos jogos digitais, parecia que RPG e jogos de tabuleiro ficavam cada vez mais escondidos, e a que me parece, A wizard pegou o RPG de Mesa e retornou ele a origem (sendo mais jogo de tabuleiro do que jogo de interpretação), utilizado regras (muito bem equilibradas por sinal) que fazia o jogo ficar mais "mecânico" mais parecido com um RPG virtual. Não é um jogo ruim, mas o publico não se agradou muito e aconteceu uma grande mudança no mundo do RPG.


Talvez um dos grandes erros da 4e tenha sido não ter adotados a OGL (Open Game License) o que fez com que Títulos usassem a licença aberta publicassem seus próprios cenários e sistemas baseados no sistema d20 (com suas modificações), esse foi o caso de Tormenta RPG e Pathfinder. A frase "Não gostou? então faz melhor", parece que caiu como uma luva nessa situação.


Em 2014 temos o anuncio do DnD next, o que vem a ser a 5 edição. O jogo retorna a terceira edição, sendo melhorado e bebendo muitos dos RPGs indies (independentes) que posuiam regras mais ageis e focam muito na narrativa. No Brasil tivemos um anuncio de tradução mas as coisas se complicaram e o o lançamento de 5e foi anunciado esse ano e agora, enfim, temos o livro em PT-BR oficialmente (claro que ja haviam versões "alternativas" de traduções)


Livros de Dungeons & Dragons 5° Edição

Dungeons and Dragons é um RPG de Fantasia medieval onde você explora masmorras com aventureiros que enfrentam uma infinidade de criaturas fantásticas, entre elas é claro, Dragões.


¹ Trecho do texto adaptado da Coração dos Dados


43 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page