Ahoy, marujos! Como vão? Aqui vem mais um artigo do Capitão Caetano, o mais astuto pirata dos sete mares de Teah!
Sabe, eu gosto muito de estudar religiões, as acho fascinantes, e elas possuem um papel importante da sociedade. Então ter uma religião para seu mundo de jogo é fundamental isso torna o seu mundo mais vivo, as pessoas buscam em que acreditar em algo, não seria diferente com o mundo fictício, . Aqui eu irei explicar como criar uma religião genérica, sem depender de sistema, ou seja, sem portfólio para regras de quaisquer tipo.
Vou utilizar de exemplo uma religião que eu estou criando para meu cenário de Mega-Dungeon de espadas afiadas e feitiços sinistros: O Menocchismo.
Passo zero: A inspiração.
Se inspirar em alguma religião real, com seus dogmas, domínio de deuses e valores quase sempre é produtivo. No meu caso, a religião criada é inspirada numa heresia católica criada por Menocchio, um moleiro (trabalhador de moinho) do século XVI. Em suas palavras o mundo era composto de água, terra, fogo e ar, assim como o queijo é feito do leite, e dessa massa, saíram os anjos (os vermes do queijo), e entre eles estava Deus, Rafael, Gabriel, Miguel e Lúcifer (caso tenha mais interesse, ler o Queijo e os Vermes, de Carlo Ginzburg, e sim, isso é um fato histórico.)
Passo um: A Mitologia e a cosmogonia
A cosmogonia (Criação do mundo) e a mitologia são pontos muito importante a serem desenvolvidos, mas não é o bastante, é preciso de mais consistência . No caso do Menocchismo a cosmogonia já foi explicada Com eles surgindo do queijo primordial, e após isso o Deus Único moldando o mundo, transformando a massa, o “queijo” do mundo, em vida, rios, mares, e outros anjos. Com inveja, A antítese (nome de Lucifer do mundo do jogo) se rebelou, foi derrotado e expulso para o inferno. Outros exemplos de cosmogonia seria a criação do mundo pelo nada e o vazio em Arton (Tormenta) ou das lágrimas de Lady sol e do sangue de Lorde Lua, que originou os humanos (Em rokugan, Lenda dos cinco anéis).
Passo dois: Os dogmas.
O segundo passo é definir os dogmas da sua igreja, seja ela monoteísta, politeísta, ou adorando um deus dentre vários do panteão. Os dogmas do Menocchismo, por exemplo, são: A liturgia, um livro sagrado revelado por Menocchio, um simples moleiro do interior que não recebeu uma mensagem divina, mas estudou com fatos e lógica e chegou a esta conclusão e que mais tarde conseguiu realizar milagres, milagres estes que ele chamava de “ciência do Deus único”.A crença no surgimento espontâneo dos anjos. A crença no Deus único e seus capitães (os anjos) e a crença na traição da antítese. tambem fazem parte do dogma das igreja.
O hierofante (líder da religião) é uma pessoa santa, considerada a mais santa de todas, e sua verdade é infalível. A vermifugação é uma guerra justa e expia os pecados daqueles que dela participam e lá morrem (Como seria uma cruzada ideal). A confissão dos pecados trás a absolvição destes são outros exemplos de dogmas da igreja de Menocchio.
Os dogmas da igreja do deus da morte, por exemplo, pode ser a não criação de mortos-vivos, e o sacrifício de animais uma vez a cada lua cheia, por exemplo. Ou o do deus dos dragões pode ser um tributo em ouro e prata.
Passo três: A hierarquia.
Nem, todas as religiões têm uma hierarquia bem definida, e tudo bem, sua divisão pode seguir o raciocínio adiante ou qualquer outro que você ache plausível, como: (colocar o exemplo aqui, o Menocchismo (que estou criando) têm uma composição formada pelo Clero, dividido em monástico e eclesiástico. O clero monástico é mais simples, ele segue a seguinte estrutura: Frade/Freira e Abade/Abadessa. O abade ou a abadessa é o responsável por cuidar de um monastério, onde demais religiosos sejam frades ou freiras, que são um grau mais baixo na hierarquia vivem. O clero eclesiástico segue uma estrutura mais hierárquica sendo governado da seguinte forma, um padre/madre comanda uma pequena capela ou até uma igreja no qual recebe os fieis, que não possuem cargo na igreja, mas seguem suas crenças, enquanto seu superior, o Bispo, comanda um conjunto de até 10 padres, acima do bispo, haverá um cargo maior, nesse caso, o Arcebispo, que comanda um conjunto de até 10 bispos. Podem haver cargos ainda mais altos na hierarquia como no caso dos cardeais que são arcebispos capazes de votar e serem votados para hierofante que seria o cargo mais alto capaz do comandar toda a igreja tendo poder e influência sobre os demais.
Os cardeais aqui representam cada anjo original (num total de 5 anjos se considerarmos que a Antítese, originalmente, era boa). A votação ocorre sempre que um Hierofante morre, e depois de escolhido o novo hierofante, este tem de eleger um novo cardeal a partir de um arcebispo. Outros exemplos seriam as religiões de Arton, no novo RPG, tormenta 20, onde cada deus possuí sua hierarquia, as vezes definida, onde os próprios deuses possuem um grau hierárquico no panteão, como Valkaria a Deusa da Humanidade que virou a líder dos deuses destronando o seu antecessor Tauron, deus da força que por sua vez destronou Khalmyr, o deus da justiça.
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Passo quatro: Opinião popular
A sua igreja é famosa, obscura ou perseguida? Os populares seguem os seus dogmas a risca, criam sincretismos, ou são uma maioria não praticante? No caso do Menocchismo, a igreja é a maior do mundo, e é, no mínimo, aceita na maioria dos territórios. Alguns poucos a perseguem. Mas para estes locais, os hierofantes sempre planejam, e às vezes realizam, a vermifugação (praticamente cruzadas) onde os tidos como hereges são caçados e exterminados, obrigando assim os sobreviventes a se converterem a "verdadeira religião".
Os dogmas são seguidos à risca por muitos de seus praticantes, evitando cair em pecado, e sempre se confessando para os clérigos e monges. No caso das religiões de 7th Sea, existe uma diversidade de pensamento muito grande, como o da igreja de Vaticínios onde o em algumas nações, como Castilha e Vodacce o povo a segue com devoção, enquanto a nobreza, em Montaigne, a despreza, tornando-se ateus-filósofos (segundo eles).
Passo cinco: Divergências na própria religião.
Obviamente, nem tudo são flores, há rivalidades teológicas, e pequenos ramos com dogmas próprios, mas que ainda não são heresias. Um melhor exemplo é a rivalidade entre o clero monástico e eclesiástico. Enquanto os monásticos pregam a pobreza, a meditação, e a clausura, o eclesiástico prega a fé forte, a oração, e o convívio com o povo, essa rivalidade nãos os torna inimigos, mas sim, discordantes. Um outro exemplo de divergência seria em D&D ou derivados, onde dois paladinos podem pregar a justiça de forma completamente diferente, assim como as visões de um clérigo, um paladino e, talvez, um monge, podem conflitar muito.
Considerações finais
Aqui vão algumas sementes para plantar em sua imaginação fértil.
Uma religião panteísta, que prega que tudo e todos são um Deus (ou Deusa) que reverencia a natureza
Uma religião politeísta de Deuses astronautas, onde talvez os deuses sejam apenas criaturas com mais conhecimento que os fiéis.
Uma religião sincrética onde todos os deuses são acolhidos, mas existe o deus maior e mais poderoso. Pode haver várias religiões, mas todas convergem para mesma verdade
Enfim, espero que tenham gostado deste artigo, marujos, e que vocês tenham ideias de como criar as próprias religiões em seu mundo de jogo fazendo as perguntas certas! Abraços do Capitão Caetano.
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