Coleção de Arton: conheça os novos lançamentos da Jambo Editora para o Tormenta20
top of page

Coleção de Arton: conheça os novos lançamentos da Jambo Editora para o Tormenta20

Atualizado: 29 de abr. de 2023

A Jambo Editora divulgou os novos lançamentos que sairão em financiamento coletivo no dia 05 de maio (sexta-feira) no catarse.me, intitulado Coleção de Arton. Se trata de 2 novos suplementos muito aguardados para o RPG Tormenta20 que expandem suas possibilidades e aventuras no mundo de Arton.



Primeiramente, temos o Atlas de Arton. Aguardado pelos fãs há mais de vinte anos, o Atlas traz todas as informações sobre a história e a geografia do Reinado e além. Um livro completo e atualizado, ideal para quem quer jogar no mundo e para quem quer saber mais sobre as histórias e lendas de Tormenta!

“O Reinado D20 foi o melhor suplemento de qualquer RPG já publicado no Brasil”. - J.M. Trevisan

Já o Ameaças de Arton é mais do que um bestiário: ele traz mais de 300 monstros, mas também traz novas magias, armas, equipamentos, mascotes, montarias e até novas raças jogáveis. Tudo para tornar suas aventuras mais fantásticas e desafiadoras!


Atlas de Arton e Ameaças de Arton serão os maiores suplementos de RPG já feitos no Brasil!

Vamos detalhar mais sobre cada um desses maravilhosos itens do universo de Tormenta



O Atlas de Arton

Anunciado como O guia definitivo do universo Tormenta, trás informações sobre a história, geografia e demais elementos do mundo de Arton. O ultimo suplemento dessa categoria foi O Reinado, publicado em 2003 para o antigo Tormenta RPG e desde então o cenário não teve um livro focado em lore. O Atlas de Arton retoma e expande conteúdos dessa publicação clássica, com textos completamente originais e informações inéditas para todos que querem explorar a fundo o universo Tormenta.


A felicidade de povo após o anúncio do Atlas de Arton

Ao total o livro tem previsão de ter mais de 300 páginas — mas, com seu apoio, terá ainda mais conteúdos. Batendo as metas estendidas, poderemos ter mais ilustrações e novas seções falando sobre outros aspectos do mundo, como a vida em Arton, incluindo leis, viagens e comércio, e organizações, de exércitos a ordens de cavalaria e companhias mercenárias, passando por igrejas e irmandades piratas!


Boas Vindas a Arton

O livro começa com o Capitulo "Boas vindas a Arton" e em seguida apresenta o mundo com mais detalhes que o livro básico, com informações sobre a história de Arton Atualizada, com todos os romances e material Lançando pós o financiamento do Tormenta20. Teremos a já famosa linha do tempo com as datas mais marcantes dentro do cenário.


O reinado

Haverá um capitulo falando apenas do Reinado e cidades-estados que o compõe, dentre os mais famosos teremos: Deheon, Valkaria, Bielefeld, Namalkah, Wynlla, Ahlen, Zakharov e Pondsmânia, todos eles com 10 ou mais paginas de conteúdo. Além disso teremos mais infirmações sobre a Academia Arcana e Vectora, o Mercado nas Nuvens. Todos os lugartes serão ricamente ilustrados, além de possuírem um brasão e mapa completo.


Spoiler de uma das ilustrações do Atlas de Arton?

Além do Reinado

Aqui teremos locais e organizações que não fazem parte do Reinado, formando outros reinos independentes ou não fazendo parte de nenhuma região "civilizada" ou com governo definido. Aqui teremos mais detalhes sobre a Supremacia Purista, A Conflagração do Aço, Aslothia, o Reino dos Mortos, Repúblicas Livres de Sambúrdia, Salistick, Svalas, Os Feudos de Trebuck, Sckharshantallas, o Reino do Dragão, As Sanguinárias, As Uivantes, Ermos Púrpuras, O Império de Tauron, Nova Malpetrim, As Ruínas de Tyrondir e as As Catacumbas de Leverick.


Ilustração colorida de Nova Malpetrim

Além de Arton

Arton é formado por duas grandes massas de continenente (tal qual as Americas) tendo, antes chamados de Arton Norte e Arton Sul, mas com a conquista de Thowr e sua ascensão ao panteão, esse segundo passa a ter mais relevância, sendo agora chamado de Lamnor, o Continente Bestial. Também teremos mais detalhes de Khalifor, a cidade fortaleza que fica entre os dois continentes.


Indo muito além de Arton também teremos mais detalhes sobre Os Três Mares e a Ossada de Ragnar e outros pontos do mar como o arquipélago Khubar, a ilha da vida Galrasia e o império de Jade, um reino independente para suas aventuras orientais.


A confusão que deve ser para organizar mais de 20 anos de cenário

E saindo do nosso mapa, adentramos nos Reinos de Moreania um outro continente muito mais distante de Arton, formado por humanos que descendem de 12 animais sagrados, mas que se consideram mais humanos que os humanos.


Terminando nosso cruzeiro e voltando ao continente de Arton, nossas ultimas paradas serão em Ubani, a Grande Savana, o Deserto da Perdição e Doherimm e o Mundo Subterrâneo.


Ameaças de Arton

O maior bestiário já feito para Tormenta, com mais de 300 fichas e ilustrações para todas as criaturas diferentes.


Assim como o livro básico Tormenta20, o Ameaças de Arton organiza as criaturas em grupos temáticos e traz 24 grupos ao todo. Isso facilita o trabalho do mestre, ajudando-o a deixar as aventuras mais coerentes — mas, claro, não o impede de misturar grupos!

Além de um livro extremamente útil para o mestre, o Ameaças de Arton terá conteúdo para jogadores, com novas raças para personagens e novos parceiros.


Tarso, um Necrodraco. Uma das ameaças de Arton?

A seguir, apresentamos todos os grupos de ameaças e quantas fichas cada um traz. O livro terá algumas fichas reimpressas para facilitar a consulta, mas as quantidades abaixo se referem apenas a fichas inéditas.


Grupos de Ameaças

01 – Áreas de Tormenta (14 fichas) 02 – Brutos & Indomáveis (15 fichas) 03 – Capangas & Bandoleiros (15 fichas) 04 – Culto de Aharadak (10 fichas) 05 – Dragões (12 fichas) 06 – Duyshidakk (12 fichas) 07 – Elementais (14 fichas) 08 – Ermos (12 fichas) 09 – Gnolls (11 fichas) 10 – Golens (10 fichas) 11 – Igreja de Arsenal (7 fichas) 12 – Império de Tauron (11 fichas) 13 – Kobolds (11 fichas) 14 – Masmorras (13 fichas) 15 – Mortos-vivos (20 fichas) 16 – Mundo Perdido (14 fichas) 17 – Piratas e Pistoleiros (19 fichas) 18 - Povos-Trovão (12 fichas) 19 – Puristas (11 fichas) 20 – Sanguinárias (11 fichas) 21 – Sob as Ondas (19 fichas) 22 – Sszzaazitas (16 fichas) 23 – Trolls Nobres (10 fichas) 24 – Uivantes (15 fichas)


Manual de Criação de Ameaças

Após uma certa polemica, envolvendo piadas e algumas farpas sobre a Criação de monstros para Tormenta20 e uma graduação academica, teremos enfim uma "receita" para brincarmos de "Moster Cheff" e criar mais criaturas bizarras e cheias de combo para o Ameaçar Arton e os personagens dos jogadores.


Criar um monte de monstros para ficar arrumando confusão por ai

Conteúdo Adicional

Aqui teremos Novos Perigos, Novas Montarias, criaturas e vilões para usarmos de Chefe Final e um Bazar Monstruoso. Com tudo isso eu fico imaginando o que mais ganharemos ao batendo as metas do financiamento coletivo.


Apoie no Catarse

Aparentemente os dois livros virão em um único financiamento, o que deve encarecer um pouco as opções de apoio para quem quiser adquirir os dois livros, mas um livro impulsiona o outro sempre que alguém fizer um apoio, fazendo o financiamento no geral alcançar valores mais altos (e quem sabe bater novos recordes) e facilitando o alcance de metas estendidas.


Os dois grandes suplementos de Tormenta20 já estão sendo escritos, mas serão expandidos e melhorados de acordo com o nível de apoio, acesse em catarse.me/arton apoiar o financiamento e adquirir os livros.



211 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page