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Foto do escritorDanilo Queiroz

Dicas de Etiqueta RPGística

RPG é uma atividade em grupo, muitas vezes cooperativa, e como tal é um jogo que exige um sistema de regras que variam de mais simples para mais complexas, mas a regra principal e que invariavelmente deve haver em qualquer grupo de RPG (e de grupos no geral) é a regra do convívio social.


Até os aventureiros de RPG tem regras de convivência





Se divertir é uma das partes mais importantes para um grupo de RPG, mas isso não pode acontecer sem um convívio saudável e para isso é importante que o grupo alinhe as expectativas antes de se juntarem e fazerem aquela sessão marcante, cheia de reviravoltas e batalhas épicas, ou diálogos profundos e dramas pessoais.



Aqui vão algumas dicas que podem ajudar seu jogo antes mesmo de definir o tema, sistema, grupo ou jogo em si.


Alinhe as expectativas

Você pode ter o grupo mais legal e compreensivo do mundo, mas qualquer jogo pode ficar cansativo e frustrante quando você tem uma expectativa diferente do resto do grupo.

Antes de começar o jogo converse com seu grupo sobre o tipo de jogo que pretendem jogar, se é um jogo mais complexo e denso ou um jogo mais simples e casual, se é uma campanha longa ou uma “one shot” (um jogo para se jogar em uma única sessão). Isso ajuda a manter o tipo de personagem para a aventura proposta e o tipo de interpretação que você vai dar a ele, afinal jogos mais simples demandam personagens mais simples enquanto jogos mais densos exigem mais das personalidades.

Construa limites

RPG é um jogo de imaginação e liberdade, mas para tudo há regras e RPG não é exceção. Cada pessoa tem seus limites do que está disposta a ver ou falar a respeito, tenha uma conversa séria com cada um do grupo (de preferência em privado) sobre os assuntos que ela prefere evitar no jogo, coisas que a pessoa não está disposta a lidar, afinal há assuntos muito sensíveis para algumas pessoas e quando são abordados ou abordados de maneira insensível o jogo deixa de ser divertido e passa a ser uma péssima experiência que poderia ser evitada com um diálogo ou um simples “marque aqui suas fobias”


Jogadores não são seus personagens

Parece óbvio (e é), mas as pessoas muitas vezes esquecem disso, um personagem irritado não necessariamente é um jogador irritado e não deveria ser. Quando algo acontece e deixa os personagens irritados, o jogador pode deixar isso claro que é o personagem e não ele e agir de acordo, o grupo pode tirar proveito desta situação e usar a oportunidade para os personagens conversarem, se entenderem melhor, criarem um vínculo emocional e se tornarem um grupo ainda mais unido contra as provações propostas no jogo.


Mas se algo acontece que fere os jogadores isso quer dizer que houve um problema de comunicação, um problema no grupo e isso deve ser conversado para que não volte a se repetir, para que o grupo encontre uma solução para o problema em questão.


Feedback

Uma ferramenta importantíssima para o jogo e surpreendentemente muitas vezes negligenciada. Converse com seu grupo sobre a sessão, converse com seu narrador sobre o que funcionou e o que não funcionou para o grupo. Isso é ainda mais importante em grupos que se conhecem a pouco tempo, mas não acuse ou seja rude, apenas dê suas impressões, lembre-se que por mais que a experiência por vezes não seja a mais divertida você está lidando com pessoas, que tem sentimentos e que estão dedicando seu tempo e energia para estar ali.


Lich Rabugento
Dica para criticas, faça 1 elogio, 1 critica e 1 elogio. Nessa ordem


Seja respeitoso com o tempo alheio

Quando as pessoas marcam uma sessão de jogo é esperado que todos compareçam, é entendível que imprevistos aconteçam, mas na maioria dos casos uma mensagem avisando que não vai poder comparecer, ou assim que possível dando satisfação do porque não apareceu acalma os ânimos do resto do grupo que está aguardando, até porque todos ali organizaram suas respectivas agendas para estar ali, abrindo mão de outros compromissos ou hobbies para estar ali e o mínimo que você pode fazer é explicar (e avisar já que eles podem começar o jogo uma vez que saibam que não precisam esperar a pessoa que não pôde comparecer).


RPG é um jogo sobre grupo e grupos envolve respeito

Conclusão

Claro que cada grupo é um grupo assim como cada pessoa é uma pessoa, mas essas 5 dicas podem ajudar bastante a maioria dos grupos quando eles lembram de por em prática o “eu faço parte de um grupo” em vez de “esse grupo é meu”.


Aventureiros partindo para uma aventura
Tudo flui melhor depois de uma conversa para alinhar as expectativas




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Myrna Malafaia
Myrna Malafaia
26 เม.ย. 2566

Muito bom!!!

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